talvez as estações e os pontos cardeais
sejam um bom começo para nos apresentarmos.nasço num dia 27, numa madrugada de um outono em Portugal, beira do mar. faço-me poeta perante a insuficiência, a aridez, uma certa melancolia, todo o espanto. a madrugada é também o lugar em que costumo renascer. o mar é o tempo em que costumo ser. a alegria é minha grande [r]evolução.
minha raiz é uma mistura da lezíria — Santarém, no Ribatejo — e da serra — a Beira Baixa. estudo Direito em Lisboa, em meio às noites de fado e flamenco. depois, da Península Ibérica aventuro-me a leste, vivo tempos em Bucareste, onde, além de um intercâmbio universitário em Direito, estudo intensivamente a língua e a literatura romenas e tradução literária. de novo em Lisboa, realizo pós-graduação e trabalho na área jurídica ligada à imigração. no virar de 2009 para 2010, atravesso o Atlântico rumo ao sul, para viver no Rio de Janeiro, onde me dou ao estudo e ao ofício das artes cenicas e mergulho profissionalmente no universo literário e editorial.
e onde me torno, além de portuguesa, brasileira. ou nada disso também. um exílio andarilho seria um melhor carimbo.
da Ibéria aos Cárpatos e à América do Sul, exerço poesia, performance, edição e tradução literárias, e teatro. nos entreatos, danço. fotografo. canto. fundo. ando querendo morar no México.
nome: carolina floare boreaz
poetintimamente: calí boreaz
[ para consultorias, trabalhos editoriais e revisões,
podes me escrever: caliboreaz@gmail.com ]
criações
tenho três livros e alguns contos publicados.
o primeiro livro, outono azul a sul [Editora Urutau, Portugal & Brasil, 2018], é um roteiro poético dos primeiros oito anos de exílio — desejado — no Brasil, tendo como protagonistas o ser deslocado, e por isso mais atento e mais disponível para o espanto, o artista traindo o burocrata, o amante que não consegue habitar o amor. é, essencialmente, sobre clandestinidade, sobre estar num lugar de erro — geográfico ou taquicárdico.
o segundo, tesserato [Caos & Letras, Brasil, 2020 / Guerra & Paz, Portugal, 2024], foi todo escrito em 2019 e é uma sequência de abordagens poéticas acerca da suspensão e do deslocamento na imobilidade, tendo como obsessão o que significa estar aqui.
o segundo, tesserato [Caos & Letras, Brasil, 2020 / Guerra & Paz, Portugal, 2024], foi todo escrito em 2019 e é uma sequência de abordagens poéticas acerca da suspensão e do deslocamento na imobilidade, tendo como obsessão o que significa estar aqui.
o terceiro, a tela finalmente escura [Kafka Edições, Brasil, 2023] foi escrito entre 2020 e 2023, e nele a poesia atravessa várias linguagens: do poema, do conto, da fotografia, da pintura, podendo ser lido como um romance-puzzle, que pergunta: qual é a velocidade da escuridão?.
tenho três contos publicados: a fazedora de luas, na antologia de contos para crianças Conto em Casa [ed. Raiz, Brasil, 2020].
islandeses, na antologia de contos As escolhas e o destino \ coleção Identidade [vol. II], editada pela Amazon Brasil em 2019, a convite e com organização da VB&M agência literária.
e correnteza, poço e membros, no número 20 da revista lusa Flanzine.
tenho publicado poemas em revistas literárias de Portugal, Galiza, Cabo-Verde, Brasil, México.
e correnteza, poço e membros, no número 20 da revista lusa Flanzine.
tenho publicado poemas em revistas literárias de Portugal, Galiza, Cabo-Verde, Brasil, México.
vivencio minha poesia em performances, em formatos solo e jam session:
outono azul a sul, solo & jam em 2019, portuguesia em 2020, tesserato jam em 2022/2024, a palavra menos a língua em 2024.
outras cronologias [anotações]
2019:
em abril, o outono azul a sul entra na seleção literária das revistas brasileiras Cult e Quatro Cinco Um.
meus videopoemas são expostos no Hyderabad Literary Festival, na Índia.
participo da exposição 'livre mente' da Bienal Internacional de Arte de Gaia, em Portugal.
participo da Flipoços, do Eixo Culturas Populares & Mês da Língua Portuguesa do Sesc Palladium, do Festival LivMundi e da Flip \ Embarque na Poesia e Ocupa Beauvoir, todos no Brasil.
crio o sarau poético-musical poesia que nos sustenta.
ainda em clima de outono azul a sul, depois de criar um solo poético, que apresento em maio em Belo Horizonte, entro, em setembro, numa temporada de jam sessions, em parceria com músicos convidados, no Rio de Janeiro.
2020:
começo os anos 20 no hemisfério norte, onde participo, entre janeiro e fevereiro, do sarau Rua das Pretas, em Lisboa, dizendo poemas do outono azul a sul.
em fevereiro, retorno ao Rio para lançar tesserato, o segundo livro, quando começa a pandemia e o lançamento é adiado para julho. preparo, então, jam sessions virtuais, já dentro do universo do tesserato, como a performance quarentenada portuguesia com o músico Fábio Nin.
em junho, estreia, no Midrash Centro Cultural, meu programa semanal ao vivo sobre poesia atual: ainda somos muito novos para escrever estes poemas.
em novembro, participo do Festival Literário do SESC 2020, como autora convidada e como roteirista, intérprete e produtora-caseira de três filmes-cartas de Clarice Lispector, a homenageada do evento.
além da poesia,
assino os textos teatrais Hamlet 2012, tradução e adaptação minhas do original em inglês de Shakespeare, e Contando Fados, ambos encenados por mim nos palcos cariocas em 2012 e 2017, respectivamente. (o primeiro recebe indicação de Melhor Espetáculo no Festival de Teatro do Rio de Janeiro 2012.) Me chamam de Karen é a adaptação para teatro que escrevi a partir do romance Karen, de Ana Teresa Pereira.
assino os textos teatrais Hamlet 2012, tradução e adaptação minhas do original em inglês de Shakespeare, e Contando Fados, ambos encenados por mim nos palcos cariocas em 2012 e 2017, respectivamente. (o primeiro recebe indicação de Melhor Espetáculo no Festival de Teatro do Rio de Janeiro 2012.) Me chamam de Karen é a adaptação para teatro que escrevi a partir do romance Karen, de Ana Teresa Pereira.
traduzo do romeno os romances O regresso do hooligan [ed. ASA, Portugal, 2010], de Norman Manea, e Lisboa para sempre [ed. Thesaurus, Brasil, 2012], de Mihai Zamfir.
/ pelos olhos da poeta Julia Bicalho Mendes,
no sarau poesia que nos sustenta, Rio de Janeiro, 15:6:19 \
|
/ trocando com Ondjaki em mesa atlântica,
na Feira do Livro de Foz do Iguaçu, 24:11:22 \
/ no sarau poetas de dois mundos, Livraria da Travessa,
entre Guilherme Zarvos e Afonso Henriques Neto, Rio de Janeiro, 29:9:2023 \
/ FLIP 2023, Paraty \
2019:
em abril, o outono azul a sul entra na seleção literária das revistas brasileiras Cult e Quatro Cinco Um.
meus videopoemas são expostos no Hyderabad Literary Festival, na Índia.
participo da exposição 'livre mente' da Bienal Internacional de Arte de Gaia, em Portugal.
participo da Flipoços, do Eixo Culturas Populares & Mês da Língua Portuguesa do Sesc Palladium, do Festival LivMundi e da Flip \ Embarque na Poesia e Ocupa Beauvoir, todos no Brasil.
crio o sarau poético-musical poesia que nos sustenta.
ainda em clima de outono azul a sul, depois de criar um solo poético, que apresento em maio em Belo Horizonte, entro, em setembro, numa temporada de jam sessions, em parceria com músicos convidados, no Rio de Janeiro.
2020:
começo os anos 20 no hemisfério norte, onde participo, entre janeiro e fevereiro, do sarau Rua das Pretas, em Lisboa, dizendo poemas do outono azul a sul.
em fevereiro, retorno ao Rio para lançar tesserato, o segundo livro, quando começa a pandemia e o lançamento é adiado para julho. preparo, então, jam sessions virtuais, já dentro do universo do tesserato, como a performance quarentenada portuguesia com o músico Fábio Nin.
em junho, estreia, no Midrash Centro Cultural, meu programa semanal ao vivo sobre poesia atual: ainda somos muito novos para escrever estes poemas.
em novembro, participo do Festival Literário do SESC 2020, como autora convidada e como roteirista, intérprete e produtora-caseira de três filmes-cartas de Clarice Lispector, a homenageada do evento.
2021:
estou imersa escrevendo o terceiro livro, estudando e preparando um tarot poético e produzindo minha peça Me chamam de Karen.
estou imersa escrevendo o terceiro livro, estudando e preparando um tarot poético e produzindo minha peça Me chamam de Karen.
2022:
em setembro, lanço o podcast epistolar às vezes a resposta não deveria ser imediata.
nos dias 23 e 24 de novembro, sou convidada para a Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, onde faço mesas poéticas com os escritores Ondjaki, Rodrigo Garcia Lopes e João Henrique Balbinot.
no dia 30 de novembro, estreio o espetáculo tesserato jam, baseado no meu segundo livro, no Teatro Municipal Café Pequeno, no Rio de Janeiro, dentro da programação do Midrash Centro Cultural.
2023:
a tela finalmente escura, o terceiro livro, é publicada pela Kafka Edições.
sou convidada para estar na programação oficial da FLIP 2023, pelo SESC, onde apresento o espetáculo tesserato jam. também na FLIP 2023 acontece o lançamento d' a tela finalmente escura, a terceira edição do sarau poesia que nos sustenta, e ainda uma sessão de autógrafos do tesserato e uma mesa literária na Casa Gueto.
2024:
o tesserato recebe uma edição portuguesa, pela editora Guerra e Paz, com lançamento-performance na Livraria da Travessa de Lisboa [apresentação de Fernando Pinto Amaral e Nicolau Santos], no Café com Letras de Viseu e na Livraria Flâneur do Porto [apresentação de Daniel Maia-Pinto Rodrigues e José Carlos Tinoco]. em todos, realizo performances com acompanhamento musical de Pedro Salvador, em Lisboa e no Porto, e de Carlos Clara Gomes, em Viseu.
sou convidada para os programas de Luís Caetano na Antena 2, A Força das Coisas e A Ronda da Noite, e para os programas Mesa de Cabeceira de Vanessa Augusto na Rádio Nova do Porto e Entrelinhas de João Barradas.
no dia 3 de abril, volto a apresentar o tesserato jam no Teatro Municipal Café Pequeno, no Rio de Janeiro, dentro da programação do Midrash Centro Cultural.
no dia 13 de junho, três cenas-poemas do tesserato jam são exibidas no Festival Vozes Performáticas na Universidade de Coimbra, em Portugal.
no dia 14 de setembro, estreio a nova performance a palavra menos a língua na Mostra de Artes da Palavra, no Templo da Poesia, em Oeiras, Portugal. ainda em temporada portuguesa, participo da Feira do Livro do Porto e [continua...]
/ a experiência literária, para mim, envolve mais sentidos. por isso, acredito que ela não está completa enquanto não juntares ao objeto-livro a escuta da sua trilha sonora, o mergulho nas suas paisagens e vozes e texturas através dos filmepoemas, dos videos ao vivo, dos podcasts, das fotografias que vou compartilhando como extensão das páginas.
a poesia é muito mais espaçosa do que o poema. o instagram @caliboreaz é um recurso dinâmico que complementa o livro com mais da poesia que gerou os poemas e com a que segue precedendo novas escritas, um seu prelongamento — encontra-me lá também. \
off-poesia [se isso existe]
em 2012 recebi o Prêmio de Melhor Atriz do Festival de Teatro do Rio de Janeiro, pelo papel de Hamlet na peça Hamlet 2012. em 2015 recebi duas indicações de Melhor Atriz, uma no mesmo festival, pelo papel de Quenga na peça Quenga! Quenga! Quenga! do dramaturgo-poeta baiano Segundo Torres, e outra no Festival Internacional de Cinema de Madrid, pelo papel de Laura no filme A Dívida de Sílvia Carvalho.
em 2017, depois de me ver em cena no meu espetáculo Contando Fados, a poeta Joana Hime convidou-me para participar da gravação da faixa-título do disco com poemas do seu livro Entreventos musicados por Francis Hime, um lançamento da Biscoito Fino em 2020. o videoclipe com Joana e eu cantando Entreventos está aqui.